As melhores dicas gastronômicas em Lima você encontra aqui. Onde tudo está em constante movimento, inclusive o passado não fica muito para trás; é que Lima oferece uma variedade tão diversificada de emoções, sensações, cores e sabores.
Lima é a única cidade capital da América do Sul com acesso ao mar e ao Oceano Pacífico. Cheia de riqueza colonial – seu Centro Histórico é Patrimônio Cultural da Humanidade –, Lima é considerada a Capital Gastronômica da América Latina.
Lima é tendência! Ou seja por conta de seu povo, da sua cultura viva, dos seus numerosos museus, dos seus sítios arqueológicos, ou da culinária requintada. Cada pedacinho do país encontrado pelo caminho de seus visitantes; por isso, uma única visita ao Peru nunca será suficiente.
Vamos explorar aqui as experiências gastronômicas mais recomendadas em Lima. Viaje conosco em um pequeno grupo em breve, veja aqui o roteiro.
1- AULAS DE CULINÁRIA
A cozinha participativa é uma experiência gastronômica que leva os visitantes a aprender a cozinhar de maneira simples os pratos peruanos mais conhecidos para depois ir à mesa para comer o que prepararam. Esta experiência é uma mistura de pratos deliciosos, momentos agradáveis e uma experiência única, sob a supervisão de um chef profissional.
Cada aula também é complementada com a preparação de coquetéis feitos à base da bebida bandeira do Peru, o pisco.
2- MUSEU DO CHOCOLATE
O Peru foi reconhecido como o segundo produtor mundial de cacau orgânico e é por isso que no ChocoMuseo esse fruto da Amazônia peruana é adorado. Neste museu, os visitantes aprenderão sobre todo o processo, desde o plantio da árvore até a elaboração da barra de chocolate.
Os visitantes poderão provar o grão do cacau e até fazer seus próprios chocolates.
3- DEGUSTAÇÃO DE CAFÉ
O Brasil sem dúvida é uma referência no café mundial, mas o Peru desponta em uma posição de destaque.
O cultivo de café é um dos mais importantes do país. Essa prática é realizada nos bosques das regiões de Junín, San Martín, Cajamarca, Cusco, Amazonas, Huánuco e Pasco. Hoje, os grãos de café peruanos estão entre os melhores perfis do mundo por sua qualidade e variedade. Cada origem conta com uma história e um sabor próprio que proporcionam um produto final de excelente sabor.
Pode-se conhecer os processos de fermentação do café em uma cafeteria Miraflores.
Veja aqui os melhores lugares pra visitar em Lima
4- ROTA NIKKEI
Os cozinheiros nikkeis iniciaram sua aventura culinária há mais de 70 anos em pequenas tabernas do Centro de Lima e do Callao, fazendo comida criolla cujos pratos mais importantes eram o cau cau (sopa de carnes e legumes picados), a chanfainita (tipo de ensopado peruano) e o lomo saltado.
Com a descoberta dos frutos do mar, em um país que costumava comer frango e carne, aparecem as primeiras cevicherias em Lima, que tinham alguma coisa nikkei pelo frescor e pela marcialidade de seus cortes de peixe.
Nesta onda, o nikkei não apenas fornece técnicas e sabores, mas também insumos. Anos mais tarde, com a chegada de várias empresas japonesas ao Peru, surgiu a necessidade de abrir restaurantes de comida japonesa, como sushi bar.
Posteriormente, a culinária japonesa começou a ser preparada, embora nem todos os ingredientes necessários fossem encontrados. Os chefs tiveram que se adaptar aos insumos peruanos, sendo o limão o mais importante.
Os sushis com sabores peruanos inundaram a cena no início do século XXI (21) e, desde então, descobriu-se que a culinária nikkei é o resultado do encontro entre duas culturas, a peruana e a japonesa.
Dicas de alguns restaurantes:
- Costanera 700
- Matsuei
- Edo
- Maido
5- DEGUSTAÇÃO DE PISCO
No século XVI (16), de uma pequena enseada ao sul de Lima, partiam jarros de barro que levavam em seu interior um destilado requintado que seria batizado com o mesmo nome do pequeno porto de onde era embarcado, o porto de Pisco.
O destilado tem Denominação de Origem (DO) e é produzido nas regiões de Lima, Ica, Arequipa, Moquegua e Tacna. Existem piscos puros, acholados e de mosto verde, que permitem experimentar na mixologia e marcar acentos distintos nos coquetéis elaborados com o destilado. Entre os principais coquetéis, temos:
- Pisco Sour: Pisco, xarope de açúcar, clara de ovo e suco de limão servido com gelo.
- Capitán: Combinação entre vermute vermelho (rosso) e pisco.
- Chilcano: Macerados de frutas como maracujá e aguaymanto (fisális), pisco, ginger ale, limão e angostura.
- Pisco Punch: Abacaxi em cubos pequenos, açúcar, suco de limão, pisco, gelo, casca de abacaxi e uma cereja marasquino.
6- LIMA SAUDÁVEL
Nos últimos tempos, restaurantes e cafés saudáveis em Lima ganharam maior popularidade porque a cada dia, mais pessoas procuram comer mais saudável. E em vagem, podemos continuar com nosso estilo de vida.
Na cidade de Lima, pode-se encontrar comida natural, biofeiras, espaços healthy e mercados de produtos orgânicos, onde os visitantes podem encontrar os melhores produtos e realizar outras atividades, como aulas gratuitas de ioga ou aprender a construir hortas orgânicas em casa.
Onde ir,
- Bioferia de Barranco
- Flora e Fauna
- Armónica
- La Sanahoria
7- VISITAR A RUA CAPÓN
A rua Capón, também conhecida como bairro chinês, é uma das atrações mais concorridas no Centro de Lima. Um portal de pilares vermelhos e telhados verdes dá as boas-vindas à uma área que reúne dezenas de lojas e restaurantes de descendência oriental.
Cercada por galerias de souvenires de influência chinesa, a rua Capón também abriga alguns dos melhores restaurantes especializados na preparação de comida chifa, uma comida de fusão da culinária chinesa e peruana, oferecido em apresentações como à la carte e/ou serviço bufê.
Entre os mais conhecidos estão o arroz chaufa, talharim saltado, Kam Lu Wantan (wanton frito acompanhado de abacaxi, frango, porco, pato, camarão e tamarindo), frango Ti Pa Kay (prato agridoce), sopa wantan (sopa de wanton), entre outros.
O maior atrativo desta emblemática região é conservar sua influência cultural.
8- ROTA DE BARES EM LIMA
Em Lima, os turistas poderão conhecer a evolução da coquetelaria feita em Lima, desde cervejas artesanais com propostas criativas até os coquetéis feitos à base de pisco.
Esta rota dos bares é apresentada como uma alternativa interessante se os visitantes procuram bebidas variadas, boa música, petiscos requintados e um ambiente amigável e tranquilo nos bairros de Barranco, Miraflores, San Isidro e Centro de Lima.
Onde ir:
- Bar Carnaval, San Isidro
- Hotel Bolívar, Cercado de Lima
- La Calesa, San Isidro
- Barbarian, Miraflores
- Nuevo Mundo, Miraflores
- La Niña, Miraflores
- Barra 55, Barranco
9- ALMOÇAR OU JANTAR EM HUACA PUCLLANA
La Huaca Pucllana foi o Centro Cerimonial Administrativo da Cultura Lima. Atualmente, encontra-se ali um restaurante famoso que oferece um menu inovador de pratos contemporâneos.
Os visitantes poderão viver uma experiência única dentro deste mágico sítio arqueológico, saboreando deliciosos pratos em um ambiente aconchegante. Antes ou depois das refeições, os clientes podem fazer uma visita à huaca, lugar cuja iluminação destaca os detalhes singulares das estruturas pré-hispânicas.
10- VISITAR OS MERCADOS SURQILLO & SAN ISIDRO
Os mercados tradicionais ajudam a compreender a despensa peruana de alimentos. Nos bairros de Surquillo e San Isidro, existem 2 mercados de grande importância, porque nesses locais pode-se encontrar produtos frescos provenientes do mar, costa, serra e selva.
11- MELHORES RESTAURANTES EM LIMA
Os The World ’s 50 Best Restaurants têm premiado o Peru desde 2014. Desde este ano até o presente, o Peru lidera a lista dos 50 Melhores Restaurantes do Mundo e da América Latina.
Esses restaurantes têm levado a gastronomia peruana ao mundo para torná-la conhecida e colocá-la no topo. Suas propostas criativas e contemporâneas valorizam as tradições culinárias em cada menu de temporada e menu degustação.
Destacamos aqui nossos preferidos,
E aí? Deu vontade de passar uns dias em Lima e vivenciar tudo isso? Em abril de 2022, teremos um pequeno grupo ao Peru, e claro vivenciaremos muito das experiências gastronômicas em Lima. Para maiores detalhes, veja aqui o roteiro.