O Peru é dividido em 24 departamentos e uma Província Constitucional – Callao, localizados em três áreas geográficas naturais diferenciadas por seu clima e vegetação: costa, serra e selva. Conheça os melhores lugares pra visitar em Lima, onde tudo está em constante movimento. Inclusive o passado não fica muito para trás; é que Lima oferece uma variedade tão diversificada de emoções, sensações, cores e sabores.
Você vai se encantar com a riqueza colonial de Lima. O Centro Histórico é Patrimônio Cultural da Humanidade, além do que Lima é considerada a Capital Gastronômica da América Latina.
Lima Colonial – Centro Histórico de Lima
Conhecida como a Cidade dos Reis, o Centro Histórico de Lima preserva em grande parte seu valor arquitetônico, estético, histórico e urbano.
Uma das atrações mais importantes é a Catedral Basílica de Lima. Foi construída no século XVI (16), possui atualmente um museu de arte religiosa que expõe peças que narram a história eclesiástica de Lima, próprias da Catedral e outras doadas por colecionadores peruanos. No passeio pode-se visitar o museu, suas salas e toda a Catedral. Na visita pode-se apreciar a tumba do conquistador espanhol Francisco Pizarro.
Catedral Basílica de Lima – Horário referencial
Segunda-feira a sexta-feira – 9h-17h
Sábado – 10h-13h
Domingo – 13h-17h
- Entrada com ingresso. Geral s/.10 ($3.5)
Em frente à Catedral está localizada a Praça Maior. Que também é conhecida como Praça de Armas, pois durante o processo de Independência, foi o ponto de encontro das tropas do exército peruano. Em 1821, nesse mesmo local, o Libertador Geral José de San Martín proclamou a independência do país.
Um espaço urbano adjacente à Praça Maior é a Praça San Martin. É um ícone emblemático da cidade de Lima. Esta praça foi construída para comemorar o centenário da Independência do Peru e é nomeada em homenagem ao Libertador Geral José de San Martín.
Outra residência de grande valor histórico é a Casa de Aliaga. Esta elegante residência deriva de três aspectos: ser uma das primeiras casas originais de Lima, ter pertencido a um dos cofundadores da cidade e ser a única casa habitada pelos descendentes do referido personagem por quase 5 séculos.
Casa Aliaga – Horário Referencial
Segunda-feira a domingo – 9h30-17h
- Entrada com ingresso e reserva. Geral s/.30 ($10)
Também no Centro Histórico de Lima está localizado o Palácio Torre Tagle e atualmente é sede do Ministério das Relações Exteriores.
Igrejas e Conventos no Centro Histórico de Lima
Durante o passeio, você vai apreciar a impressionante Basílica e Convento de San Francisco que foram construídos no século XVI (16) e concluídos no século XVII (17). Abaixo da Basílica, estão as catacumbas. É o maior cemitério subterrâneo do país, desde o século XVII (17) até a Independência do Peru (1821).
Também é a Igreja e Convento de Santo Domingo, o templo mais antigo da cidade de Lima. Destaca-se por ter elementos imponentes da iconografia religiosa do Peru, como a escultura de Santa Rosa de Lima e o altar dos santos peruanos de estilo neoclássico.
Além disso, você pode visitar a Igreja de Santa Rosa de Lima, um santuário construído entre os séculos XVII (17) e XVIII (18) no local onde nasceu Isabel Flores de Oliva (1568-1617), conhecida como Santa Rosa de Lima. Atualmente, este poço é usado pelos fiéis para solicitar milagres à Santa Rosa através de cartas que são lançadas dentro do mesmo.
Finalmente, encontra-se o Convento do Descalço ou Convento Santa Maria de los Angeles. Foi construído em 1595. Dentro do convento, preserva-se uma valiosa coleção artística de pinturas das escolas cusqueña, limeña e quiteña.
Museus
Para que gosta de mergulhar na história do destino, visitar os museus é sem dúvida um dos melhores pra visitar em Lima. Os museus de Lima guardam todos os segredos de uma cidade milenar. Museus onde pode-se conhecer um pouco mais sobre a Lima pré-colombiana e colonial, que ainda mantém em suas ruas os traços dessas épocas históricas.
O Museu de Arte de Lima (MALI) é um dos exemplos mais belos da arquitetura eclética de Lima, que mistura diferentes estilos e épocas da história da arte e da arquitetura. O MALI se tornou a primeira pinacoteca do país, graças a uma ativa política de aquisições e doações.
Museu de Arte de Lima (MALI)
Terça-feira a domingo – 10h-19h
Sábado – 10h-17h
Horário referencial
- Entrada com ingresso. Geral s/.30 ($10)
Outro dos espaços culturais impressionantes de Lima é o Museu da Nação. Possui amplas e didáticas salas nas quais apresenta uma importante coleção de manifestações culturais do Peru de todas as suas épocas. Hoje em dia, também é um centro de desenvolvimento cultural atual, onde são realizadas várias apresentações artísticas, exposições temporárias e conferências.
O Museu Pedro de Osma transporta os visitantes ao passado com uma coleção de objetos artísticos dos séculos XVI (16), XVII (17) e XVIII (18). Além disso, possui salas espaçosas onde abundam pinturas religiosas, especialmente de anjos arcabuzeiros e arcanjos que são elementos tradicionais da arte peruana do período do vice-reinado.
Museu Pedro de Osma
Terça-feira a domingo – 10h-18h
Horário referencial
Av. Pedro de Osma 421, Barranco
Entrada com ingresso. Geral s/.30 ($10)
Estudantes e Idosos s/15 ($5)
No bairro boêmio de Barranco está o Museu de Arte Contemporânea (MAC). Conta com uma interessante coleção de arte contemporânea nacional, com obras de artistas peruanos como Fernando de Szyszlo, José Tola ou Enrique Polanco. No MAC também são realizadas importantes exposições temporárias, e é uma grande plataforma para apreciar o trabalho de vários artistas internacionais.
Museu de Arte Contemporânea (MAC)
Terça-feira, quarta-feira, quinta-feira, sábado e domingo – 10h-18h
Sexta-feira – 10h-20h
Horário referencial
Entrada com ingresso .Geral s/.20 ($7)
Estudantes e Idosos s/12 ($4)
Bilhetes duplos (OSMA + MATE) s/. 44 ($15)
Bilhetes triplos (OSMA + MATE + MAC) s/. 60 ($20)
O passeio continua até o Museu Larco, considerado na lista dos 25 Melhores Museus do Mundo. Conta com cerâmicas, objetos de ouro, têxteis e outras manifestações da arte Pré-Colombiana, entre as quais se destaca sua coleção de huacos (obras de arte de cerâmica feitas pelos povos indígenas das Américas) eróticos.
A uma curta distância está também o Museu Nacional de Arqueologia, Antropologia e História do Peru. Abriga coleções de cerâmica, ourivesaria e tecidos de culturas pré-colombianas. Também pode-se observar peças dos períodos colonial e republicano.
Lima ancestral: magníficos centros cerimoniais e arqueológicos
A história de Lima não começa com a chegada dos espanhóis. Em 1535, quando eles se instalaram no Vale do Rio Rímac, encontraram um vale arborizado povoado por uma sociedade de 200 mil habitantes perfeitamente organizada e administrada desde 1460 a.C., aproximadamente.
Os visitantes poderão fazer visitas panorâmicas e aprender sobre a vida e os rituais de seus habitantes ancestrais, além de conhecer suas típicas edificações piramidais, característicos das culturas pré-hispânicas. Da mesma forma, Lima é uma das poucas capitais do mundo com centros arqueológicos dentro de seu perímetro urbano.
Huacas
Na cosmovisão andina, uma huaca é o lugar onde habitam os deuses. Atualmente, nos referimos como huaca aos centros arqueológicos pré-hispânicos, que se encontram em todo o território peruano.
Segundo o Ministério da Cultura, em Lima existem cerca de 431 huacas identificadas. Destas, 377 foram declaradas como Patrimônio Cultural da Nação e apenas 27 foram aprimoradas e valorizadas.
Huaca Pucllana
Esta huaca está localizada no centro de Miraflores, bairro turístico por excelência da cidade e a menos de 15 minutos de qualquer um dos hotéis onde os passageiros normalmente são acomodados.
Dentro do conjunto, encontra-se o conhecido restaurante Huaca Pucllana, por isso é altamente recomendável incluir na visita à huaca o almoço ou o jantar.
Huaca Pucllana
Visitas diurnas
Quarta-feira a segunda-feira – 9h-17h
Visitas noturnas
Quarta-feira a domingo – 19h-22h
Restaurante
Segunda-feira a domingo – 12h30-16h / 19h-0h
Horário referencial
Huaca Huallamarca
A Huaca Huallamarca foi construída por volta do ano 200 a.C.. Foi um centro cerimonial, cemitério e edifício público. Esta huaca encontra-se na área residencial de San Isidro, a 20 minutos do Parque Kennedy, de carro.
Huaca Mateo Salado
É importante visitá-la, pois permite ao viajante aprender mais sobre a história dos Ychsma ou Ichma, que foram um conjunto de pequenas nações que ocuparam a parte baixa dos vales dos rios Rímac e Lurín. A eles se atribuem a construção das huacas que são mais abundantes na região metropolitana de Lima.
Santuário Arqueológico de Pachacamac
Este foi o principal Santuário da costa central por mais de 1.200 anos. Seus templos eram visitados por multidões de peregrinos nos grandes rituais andinos. Atualmente, conta com um museu moderno que permite entender a importância do centro arqueológico na história pré-hispânica.
Lima Contemporânea, melhores lugares pra visitar
Dentre os melhores lugares para conhecer em Lima, você pode visitar as áreas residenciais mais tradicionais da cidade. Além de amplos espaços ao ar livre, belos parques, circuitos mágicos e também obter as vistas mais impressionantes.
San Isidro
Este bairro se destaca por seu grande desenvolvimento urbano, que incorpora os mais recentes avanços de design, dando à cidade uma personalidade muito singular. Destaca-se também por ser o mais importante centro financeiro e empresarial de Lima.
A principal atração do bairro é o Bosque El Olivar, declarado Monumento Nacional em 16 de dezembro de 1959. Este grande parque abriga aproximadamente 1.674 oliveiras e 227 árvores de outras espécies.
San Isidro também é um lugar que tem uma oferta gastronômica variada, com restaurantes premiados internacionalmente por sua criatividade e inovação. Além disso, o bairro é conhecido por ser um bairro com boutiques exclusivas para os amantes de compras.
Barranco
Barranco é o bairro boêmio por excelência de Lima e ponto de encontro de artistas e escritores. Em um passeio por sua avenida principal, pode-se encontrar uma mescla de residências, bulevares, hotéis, galerias de arte e restaurantes, até chegar ao Parque Municipal de Barranco, em torno do qual se concentra a maior parte da atividade turística no bairro.
A poucos metros do parque, encontra-se a Ponte dos Suspiros, tradicional ponte de madeira que foi construída em 1876 e dá um ar romântico ao bairro. Ela serviu de inspiração para a grandiosa cantora e compositora peruana Chabuca Granda. De um lado da ponte está o mirante que permite apreciar uma vista maravilhosa do mar e de grande parte da costa verde de Lima.
Além disso, Barranco conta com La Feria, que abre suas portas todas as semanas, de quinta-feira a domingo, para oferecer a melhor experiência em um espaço cheio de arte, criatividade e empreendedorismo.
Miraflores
Este bairro encontra-se às margens do Oceano Pacífico. É o bairro turístico por excelência de Lima e é onde está reunido a maior quantidade de hotéis, tornando-o o lugar preferido dos turistas. Em Miraflores, encontra-se uma grande oferta, e talvez a mais importante, de locais de entretenimento de Lima, onde pode-se encontrar uma grande variedade de bares, cinemas, teatros, discotecas, galerias de arte e cassinos.
Também é ideal para os amantes das compras, já que aqui pode-se encontrar todo tipo de lojas, de butiques às principais lojas de departamentos de Lima. Um dos lugares mais importantes é o Larcomar, um shopping localizado no alto das falésias de Miraflores, com uma vista maravilhosa do mar.
Circuito de praias da Costa Verde
O circuito de praias da Costa Verde corre ao longo do Oceano Pacífico, unindo um total de 6 bairros de Lima. Oferece uma variedade de atividades diárias que variam de uma caminhada ou passeio de bicicleta para os visitantes mais ativos, até um piquenique no parque com vista para o mar, para passar uma tarde tranquila. Ao longo desta rota, encontra-se uma grande quantidade e variedade de restaurantes, ideais para almoçar ou jantar, com uma vista imperdível do Oceano Pacífico.
Das dezenas de praias na Costa Verde, Makaha, no bairro de Miraflores, é ideal para praticar surf, pois ali concentram-se várias escolas, nas quais pode-se fazer aulas introdutórias de acordo com o nível e a experiência.
Parque da Reserva e Circuito Mágico das Águas
No ano 2007, foi inaugurado no parque o Circuito Mágico das Águas, considerado o maior conjunto de fontes do mundo, segundo a organização “Guinness World Records”. Possui 13 fontes onde os visitantes poderão apreciar espetáculos únicos de luzes a laser, de música, de som e, sobretudo, de águas.
Recomenda-se fazer esta visita em família, a partir das 18h, para poder apreciar o espetáculo de luzes nas fontes.
Visitar o Bairro Chinês
O Bairro Chinês é o resultado de uma importante afluência de população chinesa ao Peru. Atualmente, é uma área comercial, gastronômica e financeira onde as chifas são populares, restaurantes onde pode-se desfrutar da extraordinária fusão da comida chinesa com a criolla. Além disso, existem alguns restaurantes onde pode-se encontrar gastronomia 100% chinesa. Também se encontram galerias com produtos tradicionais chineses.
O Bairro Chinês encontra-se a 15 minutos a pé da Praça Maior.
Província Constitucional do Callao
Callao remonta de muitos anos antes da conquista espanhola. Hoje em dia, pode-se encontrar construções antigas, como o Complexo Arqueológico El Paraíso (2000 – 1500 a.C.) e o Conjunto Arqueológico Oquendo (1470 – 1535 d.C.).
Mais tarde, no século XVII (17), o porto de Callao ganhou muita popularidade porque era o porto mais importante da América do Sul, já que era o único ponto de entrada de produtos europeus até as colônias.
Atualmente, Callao é uma das cidades importantes do Peru. Nela encontram-se grandes fábricas, o aeroporto mais importante do país e o principal porto para entrada de produtos importados.
Além disso, existem várias atrações turísticas em Callao que são de grande interesse para os visitantes.
Como você observou, Lima pode ser considerada por si só um destino. Porém, a maioria das pessoas visitam Lima antes e depois de conhecer outras cidades do Peru.
Se você deseja conhecer Lima em um dos nossos pequenos grupos, veja aqui quando será a próxima saída. Ou nos envie uma mensagem para planejarmos um roteiro personalizado pra você.