Todos os anos quando chega o período do Advento eu me transporto ao espírito Natalino com as celebrações religiosas e com os símbolos, festividades, decorações e tudo mais que embala esse período do ano. Conheça aqui os melhores mercados de Natal da Europa
Crescemos vendo na TV ou nas revistas de quadrinhos o Natal com neve, pinheiros e tudo mais, coisas que no Brasil não temos e isso muitas vezes nos desperta aquele desejo de vivenciar o Natal em terras geladas, não tão geladas como no Canadá, mas em temperaturas mais amenas como na Europa.
Os mercados de Natal espalhados pelo mundo inteiro cada vez mais ganham forma e fama e visitar os mais antigos e tradicionais na Europa é no mínimo mágico. Por isso, embalada no espírito Natalino separei alguns dos mercado de Natal da Europa mais bonitos, maiores, ou antigos e quem sabe você coloque em sua “bucketlist” para o próximo Natal.
NUREMBERG, ALEMANHA
Em um país onde os mercados de Natal preservam orgulhosamente sua autenticidade, o mercado de Natal de Nuremberg usa a coroa.
Em primeiro lugar, todas as mercadorias são feitas localmente. Regulamentações rígidas estão em vigor e o Papai Noel não tem chance de terceirizar sua oficina para a China.
Em segundo lugar, as barracas simples de madeira e tecido descascadas com cana-de-açúcar não parecem tão elegantes quanto as de outros mercados de Natal europeus. Isso é intencional porque o bom povo de Nuremberg quer recriar uma atmosfera do passado.
Eles querem voltar ao básico e voltar a uma época em que o mercado era simplesmente um lugar aonde as pessoas vinham para comercializar produtos locais feitos à mão.
Conheça o Christkind (o presente que traz o Anjo da Anunciação). Compre um boneco feito com ameixa para dar sorte. Encha o rosto com Rostbratwurst (salsichas pequenas e suculentas vendidas 3 em um pãozinho) e Lebkuchen (o tradicional pão de mel de Nuremberg feito sem farinha).
Mantenha-se aquecido participando de um tour de degustação de cerveja.
COLÔNIA, ALEMANHA
Dentre os mercados de Natal da Europa, o de Colônia atrai mais pessoas do que qualquer outro mercado de Natal na Alemanha. O segredo? Não um, não dois, mas sete mercados de Natal, cada um com um caráter único.
O melhor é o Gnome’s Market, seguido pelo Angel’s Market e The Village of St. Nicolas.
Por outro lado, o mercado da Catedral tem como pano de fundo a mundialmente famosa catedral gótica. Isso o torna perfeito para desfrutar de uma xícara de Glühwein enquanto assiste a um concerto de Natal sob uma cortina de luzes.
Coloque os patins e dê uma volta na pista de gelo. Siga a rota do presépio. Observe um soprador de vidro demonstrando sua arte. E, sem dúvida, coma um ou dois waffles em forma de catedral – eles têm um sabor incrível!
STUTTGART, ALEMANHA
O mercado de Natal de Stuttgart não é apenas um dos mais antigos da Alemanha, mas também um dos maiores.
Cada chalé de madeira é ricamente decorado com adornos naturais, papais noéis, anjos, bonecos de neve e cenas de contos de fadas. Há até uma competição pelo telhado mais bem decorado e entre os chalés.
DRESDEN, ALEMANHA
O aclamado mercado de Natal de Dresden é considerado o mais antigo da Alemanha.
Aqui você encontrará a pirâmide de Natal mais alta do mundo, o maior quebra-nozes do mundo e o maior stollen do mundo (um bolo amanteigado feito com frutas secas, nozes, maçapão e especiarias). O stollen desfila pelas ruas em uma carruagem puxada por cavalos antes de ser vendido para a multidão ansiosa – todos os lucros vão para a caridade.
O mercado de Natal de Dresden é como um tesouro de artesanato tradicional. Muitos dos brinquedos e decorações foram inventados há centenas de anos na vizinha região de Erzgebirge.
Cada mercado de Natal na Alemanha tem sua própria caneca exclusiva que você pode guardar.
FRANKFURT
Prove estrelas de canela enquanto faz suas compras de Natal. Olhe além das inúmeras barracas de Glühwein e você encontrará vinho quente de maçã (preparado com canela e cravo) e uma bebida ainda mais interessante: o Feuerzangenbowle. Este é um ponche queimado tradicional alemão feito ao suspender um pedaço gigante de pão de açúcar embebido em rum sobre um copo de vinho quente e colocá-lo no fogo.
Se você é um grande fã de maçapão como eu, vai adorar este mercado. Dois biscoitos de Natal populares que são uma tradição orgulhosa em Frankfurt são o Frankfurter Bethmännchen (biscoitos de maçapão úmidos, levemente adoçados com xarope de bordo) e o Frankfurter Brenten (biscoitos de maçapão e água de rosas, prensados em moldes e cozidos rapidamente).
Não consigo imaginar ninguém saindo de um mercado de Natal com o estômago vazio. Especialmente um mercado de Natal Alemão. Mas o mercado de Natal de Frankfurt talvez seja mais centrado nos alimentos do que outros mercados de Natal na Alemanha. Se não gosta de maçapão, há bancas de carnes grelhadas e salsichas em todo o lado.
Você encontrará muitas decorações de Natal lindas, meias de lã e duas exposições de arte e artesanato dentro do Römerhallen e da Igreja de São Paulo. Este é o lugar onde os artistas locais colocam suas últimas criações à venda, para que não haja a chance de sair de mãos vazias.
AACHEN, ALEMANHA
Provavelmente, você nunca ouviu falar da cidade termal de Aachen, a cidade mais ocidental da Alemanha. No entanto, aqui é onde você encontrará um dos melhores mercados de Natal europeus.
O mercado contorna a catedral e a prefeitura e tem uma bela arquitetura medieval como pano de fundo. Embora menor do que os mercados de Natal listados acima, a atmosfera é absolutamente mágica.
Desfrute de uma caneca de vinho quente enquanto a música festiva ao vivo enche o seu coração de alegria. Assista a um show de marionetes. E coma o delicioso Aachener Printen (Um pouco semelhantes ao pão de gengibre, os Printen eram originalmente adoçados com mel, mas por dois séculos a tradição é usar um xarope feito de beterraba.) direto do forno.
O mercado de Natal de Aachen tem uma grande variedade de barracas que vendem de tudo, desde pequenas casas de cerâmica e enfeites de Natal a lenços de seda e estrelas da Morávia.
LONDRES
Todo mês de dezembro, vários mercados de Natal aparecem em toda a cidade. E embora seja verdade que você nunca vai ficar sem coisas para fazer em Londres, sua lista de desejos pode facilmente dobrar nesta época do ano.
De charmosas cabanas de madeira à beira do rio na London Eye ao mercado deliciosamente aconchegante em Leicester Square, há um mercado para todos.
Para pura extravagância de Natal, siga as luzes até Winter Wonderland no Hyde Park. Este é o maior mercado de Natal de Londres, com centenas de barracas e dezenas de atrações. Você pode facilmente passar o dia inteiro desfrutando dos bares temáticos, explorando a gruta do Papai Noel, patinando e até mesmo tentando esculpir no gelo.
Você encontrará uma ampla seleção de alimentos que o levarão em uma viagem pela Europa. De batatas fritas halloumi, salmão grelhado na brasa e saborosas Bratwursts a tortas de carne moída quente, mini panquecas holandesas e canecas quentes de chocolate com marshmallows.
Pare no Borough Market para admirar a decoração deslumbrante. Junte-se à multidão em Oxford e Regent Street para fazer algumas compras para o Natal e uma boa dose da magia do Natal.
ESTRASBURGO, FRANÇA
Estrasburgo é um daqueles lugares que você não pode deixar de amar. É o lugar onde a salsicha encontra o escargot e o aconchego alemão encontra o requinte francês. O resultado é uma explosão de sabores e cultura.
A cereja do bolo é que Estrasburgo se autodenominou a Capital do Natal e ninguém parece contestar isso.
Agora, Estrasburgo tem lojas de Natal o ano todo, mas em dezembro as barracas cheias de guloseimas e artesanato parecem surgir em todas as praças.
Surpreenda-se com o festival das luzes na Place Kleber. Tire um zilhão de fotos dos edifícios incrivelmente ornamentados. Suba os 332 degraus até o topo da catedral de Estrasburgo para ter uma vista aérea dos 11 mercados de Natal. E olhe fixamente para a árvore de Natal de 30 metros de altura.
LILLE, FRANÇA
O mercado de Natal de Lille pode não ser do tamanho dos mercados alemães, mas as opções gourmet são incríveis. E não estou falando apenas de crepes e queijo!
Coma pain d’epices (os franceses preferem ao gingerbread). E aqueça-se com uma xícara de vin chaud aux épices (vinho quente francês). Embora não seja servido em adoráveis canecas de cerâmica como o glühwein alemão, possuem um sabor e aroma muito bom.
Mas você não pode deixar o mercado de Natal de Lille ainda. Encontre a barraca do Lacquemant e encha sua sacola com waffles deliciosamente finos com sabor de flor de laranjeira.
Em seguida, pare na confeitaria Meert e prove os waffles Meert, delicadamente recheados com baunilha de Madagascar.
Por último, se você não tiver restrições ao açúcar, vá à loja Merveilleux e coma um de seus bolos incríveis.
Lille também é perfeita para comprar presentes de Natal. As lojas atraem seus clientes competindo pela decoração de vitrine mais original. E entre todas as luvas e cachecóis chiques, você pode ter certeza de que quando o papel de embrulho for rasgado no dia de Natal, seus presentes irão impressionar a todos.
Do topo da roda gigante, admire a cidade enquanto ela brilha com joie de vivre (alegria de viver) e se encante com as centenas de luzes cintilantes.
PARIS
Ao visitar Paris no final do ano, pouco oferece mais inspiração e alegria do que os marchés de Noel (feiras de Natal), que brotam por toda a cidade a tempo das festas de fim de ano. Os mercados, com seus conjuntos de chalés de madeira que oferecem iguarias festivas como vinho quente, pão de gengibre, salsichas e especialidades de várias regiões da França, são uma parte essencial da celebração do Natal em Paris. Eles também são um passeio ideal com crianças em Paris.
Visite um dos muitos mercados de férias de Paris para um passeio panorâmico de inverno ou compre alimentos tradicionais, brinquedos feitos à mão, roupas e outros presentes e lembranças exclusivos.
BRUGES, BÉLGICA
A minúscula cidade de Bruges possui não um, mas dois mercados de Natal, provando mais uma vez que seu charme é difícil de bater, independentemente da estação.
Muitos restaurantes possuem lareira, criando uma atmosfera surpreendentemente aconchegante, enquanto as vitrines incrivelmente ornamentadas são inspiradas em um conto de fadas.
Mas o bom povo de Bruges vai ainda mais longe e adorna suas adoráveis casas flamengas com luzes de fadas cintilantes, o que torna os reflexos do canal incrivelmente encantadores.
Ao se mover entre os mercados, pare no Beer Wall para bebericar um copo de ouro líquido enquanto observa os barcos de passeio passarem por você. E não se esqueça de provar o melhor chocolate quente do mundo na Old Chocolate House.
VIENA, ÁUSTRIA
Os mercados de dezembro em Viena datam da Idade Média e realmente se destacam, tanto pelo charme quanto pelo número – Viena tem mais de 20 mercados do Advento!
Um dos mercados de Natal mais queridos de Viena é o que se organiza bem em frente ao Palácio de Schönbrunn. Aqui você encontrará de tudo, desde decorações feitas à mão até presépios e Vanillekipferl (pequenos biscoitos em forma de lua crescente) recém-assados.
Procure visitar primeiro o mercado e, em seguida, explore o palácio e seus jardins. Junte-se a uma degustação e demonstração de strudel no café. Ou vá a um concerto, porque você está em Viena e é Natal e você vale a pena!
Outra visita obrigatória é o Viennese Dream Christmas Market, que tem como pano de fundo a prefeitura. Este é o maior mercado de Natal de Viena e as árvores decoradas de forma festiva fazem com que todo o lugar pareça uma floresta encantada.
Por último, mas não menos importante, a Vila de Natal no Palácio de Belvedere fica ao lado do edifício barroco mundialmente famoso e Patrimônio Mundial da UNESCO, onde as pinturas de Klimt podem ser admiradas.
Quer conhecer alguns desses mercado em dezembro em um pequeno grupo conosco? Veja aqui os detalhes desse grupinho de Natal, que sairemos para conhecer esses lindos mercados.
Espero que você tenha se inspirado a um dia visitar os mercados de Natal na Europa, e quem sabe colocar em. sua lista de desejos.